Como o Coaching Profissional pode revolucionar a sua carreira
1341
post-template-default,single,single-post,postid-1341,single-format-standard,mega-menu-top-navigation,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Como o Coaching Profissional pode revolucionar a sua carreira

Muitas empresas brasileiras estão investindo em uma nova modalidade para aprimorar a qualidade de seus serviços e desenvolver seus funcionários. O Coaching  Profissional é um segmento que está em alta no mercado de trabalho. Apesar de em um primeiro momento se associar o à resolução de questões mais íntimas, a metodologia se estende a diversas áreas da vida – sendo muito utilizada também para questões profissionais.

Segundo um estudo da Executive Coaching Latin America, cerca de 85% das grandes empresas brasileiras utilizam os serviços de Coaching em suas atividades. Dentro deste universo, 71% dos executivos majoritários já utilizaram o método e 92% têm desejo de utilizar novamente.

Além da presença em grandes empresas, o Coaching Profissional é uma excelente ferramenta para o trabalhador que deseja se recolocar no mercado de trabalho, que deseja mudar de carreira ou para o profissional que deseja se qualificar. Um estudo do IBGE mostra que cerca de 72% dos brasileiros desejam mudar o rumo de sua vida profissional, mas que não sabem como dar início a esse processo.

Neste mesmo estudo, 50% dos estudantes que recém terminaram o ensino médio também não sabem que carreira querem seguir. Essa indefinição atrapalha o jovem no mercado de trabalho, pois acabam “atirando para todos os lados” e muitas vezes, não conseguem um bom emprego. Em busca de qualificação profissional, o estudante busca fazer um curso superior, mas sem essa definição, o que seria um sonho pode ser um desperdício de investimento: Segundo Oscar Hipólito, reitor da Universidade Anhembi Morumbi, cerca de 22% dos alunos matriculados em universidades privadas acabam desistindo dos cursos e 12% dos matriculados nas faculdades públicas também não concluem os estudos.

Mas como o Coaching Profissional pode me ajudar a descobrir o meu talento ou me recolocar no mercado de trabalho?

A metodologia do coaching é muito objetiva. Com perguntas poderosas, o coach vai instigar e estimular você a pensar e avaliar suas qualidades, seus defeitos, as oportunidades e os riscos que terá durante a jornada. Com isso, você definirá ações, metas e prazos a serem cumpridos em determinado espaço de tempo para que consiga colocar o seu projeto em prática.

Em suma, o coach é um facilitador. Através das perguntas e das técnicas, o profissional proporciona insights aos seus clientes. Em momento algum o coach induz a algo. Sempre quem define se é possível ou não atingir tal objetivo é você.

O coach também auxilia em questões emocionais que podem atrapalhar sua vida profissional, como irritabilidade, timidez, baixa autoestima e ansiedade, por exemplo. Muitas vezes, uma questão emocional que você nunca deu atenção a ela pode refletir em uma dificuldade profissional. Com essas questões alinhadas, a chance do seu desempenho deslanchar é enorme.

Estou satisfeito com o meu emprego, mas sinto que poderia estar melhor posicionado e me relacionando melhor com o meu chefe. O Coaching Profissional me ajudaria?

Claro! O Coaching Profissional não auxilia apenas quem quer mudar totalmente o rumo de sua carreira ou quem ainda não descobriu seu talento.  Se você apenas deseja ter uma posição melhor na empresa ou melhorar seu relacionamento com os chefes e colegas, o processo de coaching será fundamental neste objetivo.

Como disse acima, às vezes é apenas uma questão emocional que atrapalha este objetivo. E o coach, ao identificar essa questão através dos questionamentos, irá trabalhar nessa mudança de padrão limitante para que você consiga o seu objetivo.

Por exemplo, você tem todos os predicados para ser supervisor da sua área de atuação, o cargo está vago e você almeja muito, mas por alguma razão, não consegue conquistar essa promoção. No processo de coaching, você revelará que não conversa muito com seu superior, pois tem receio de expor suas ideias, mesmo quando são produtivas para o trabalho. O coach, por sua vez, identificará que falta diálogo entre vocês, e como você não expõe suas ideias, ele simplesmente não conhece seu potencial. À partir disso, ele irá trabalhar para aumentar sua autoconfiança e diminuir sua timidez para que você consiga se expressar, criando uma boa relação com seu chefe e apresentando a ele todo o seu potencial e consequentemente, te credenciando a vaga de supervisor.

Segundo o estudo apresentado no começo do artigo, 80% dos profissionais que já passaram pelo processo em suas empresas estão mais motivados e 78% estão mais autoconfiantes, o que mostra sua eficiência.

Onde posso encontrar o processo de Coaching Profissional?

Com uma experiência de 15 anos no mercado, nós da Ápice Desenvolvimento Humano contamos com os melhores Coaches e Trainers em PNL do Brasil. Com um processo estruturado que integra vários métodos, você pode alcançar até mesmo mais de um objetivo em um processo curto e efetivo. Conheça um pouco mais sobre a nossa maneira de evoluir pessoas.

Com a explicação de como um coach atua, me interessei em ser um coach. Eu posso?

Pode! Todo mundo pode ser um coach, e há diversas áreas para se especializar. Porém, como você vai trabalhar com as emoções de alguém e com grandes transformações, é necessário muito treino, aprendizagem das técnicas e muito rapport (empatia) com seu cliente.

Nós da Ápice, temos o curso de Formação em Coaching mais completo do Brasil. Nele, você aprende tudo sobre o Coaching Estrutural Sistêmico, as escolas americanas e europeias de Coaching e de como iniciar a sua carreira. Tudo isso com a exclusiva Metodologia TES, onde você irá utilizar técnicas poderosas de PNL, EFT, EMDR, TLT, Constelação Familiar, entre outros. Através destes conhecimentos, você se tornará o profissional mais completo do Brasil.

Descubra como ser um coach está ao seu alcance!

O artigo te ajudou? Você se identificou ou tem alguma história para compartilhar? Conte para nós e mostre para seus amigos!



X