O uso da PNL na educação - Ápice
1131
post-template-default,single,single-post,postid-1131,single-format-standard,mega-menu-top-navigation,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

O uso da PNL na educação

Você que trabalha na educação: Seus alunos prestam atenção em você? Você consegue passar seu conteúdo de uma forma que prenda a atenção de todos? Seus alunos conseguem compreender o que você está passando a eles? Você não precisa ficar parando toda hora por causa de algum conflito ou algum assunto que foge à aula? Se suas respostas foram todas sim, de alguma forma você já usa a PNL. Mas se algumas delas foram não, recomendo que você leia esse texto até o fim.

A relação professor-aluno

Há alguns anos atrás, a relação professor-aluno era semelhante com a relação pais-filhos. Antes, os mais velhos mandavam e os mais jovens obedeciam, sem discussão, pois sempre os mais velhos tinham razão. E isso acontecia em sala de aula também, a palavra do professor era lei, sem questionamentos. Atualmente, esse cenário mudou. As famílias dialogam muito mais, os conflitos são solucionados através das conversas entre as partes, sendo assim, não há mais o “dono da verdade”, que antes eram os pais. E isso também se reflete na sala de aula. Os alunos estão cada vez mais empoderados, ou seja, cada vez mais questionadores, não aceitando que os professores sejam o “dono da informação correta”.

Essa mudança é desafiante para alguns profissionais, que não sabem lidar com essa nova maneira de ensinar, pois antes os alunos obedeciam sem questionamentos o que falavam. Um dos métodos mais eficientes para a compreensão dessa nova maneira de se relacionar com os alunos e de ensinar entendendo as necessidades deles é a PNL, que explico um pouco melhor a seguir

O que é Programação Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística (PNL) é o estudo da excelência humana. Ela ensina como ter um maior domínio sobre nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos para alcançar os resultados que desejamos, em curto espaço de tempo. Na educação, oferece uma grande gama de ensinamentos, como oferecer técnicas para o professor trabalhar sua inteligência emocional, seu estado de equilíbrio, para sentir-se bem diante dos seus alunos, também para lidar com conflitos de maneira sábia, para motivar e engajar seus alunos, além de técnicas para trabalhar limitações de seus alunos, como estrutura emocional, tolerância, atenção, entre muitos outros fatores.

Saiba mais sobre como a PNL é transformadora

Além de todos as vantagens citadas, o método é um excelente modelo de comunicação, onde o professor adquire um poder de influência e persuasão muito maiores, quebrando resistências e criando significados positivos aos seus alunos.

Com a PNL, o educador aprende técnicas para que torne sua aula ainda mais interessante para os diversos tipos de alunos que há em sala de aula. Há alunos que se interessam mais com aulas visuais, com recursos que façam ele ver o que o professor está passando. Há alunos que se interessam mais por aulas onde ouvem coisas interessantes, que façam prender sua atenção, enquanto há alunos cinestésicos, que precisam sentir o que o professor está falando para se envolver com a aula. Com as técnicas da PNL, o educador consegue tornar sua aula muito mais interessante para esses três modelos de alunos.

Aprende também a praticar o rapport, técnica que desenvolve uma sintonia rápida com os diversos tipos de alunos, se conectando rapidamente com eles, entendendo seus pontos de vista, conseguindo assim a admiração dele e o interesse pelo seu conteúdo, pois além de se aproximar dele, sua aula se torna muito mais interessante, pois ele percebe que você compreende como ele aprende melhor, criando assim, uma paixão por estudar.
Como vimos, a PNL é uma ferramenta incrível para quem deseja evoluir pessoalmente e profissionalmente. Você que é ou conhece algum educador, viu que a ferramenta é fundamental para a melhoria do trabalho, pois no dia-a-dia, contribuem diariamente para a evolução de diversas pessoas. Se interessou pelas técnicas? Conheça como a Ápice te ajuda a ser um profissional ainda mais completo.

Tags:
1Comentário
  • Adrieny
    Criado às 23:49h, 05 novembro Responder

    Eu fiz um curso recente na aplicação da constelação familiar na área educacional . Juntar a PNL às tecnicas de constelação pode dar resultados fantásticos. Vocês pretendem expandir esse curso em outras regiões ?

Comentar

X