Psicológico ou físico: O que pode limitar mais uma pessoa? - Ápice
1048
post-template-default,single,single-post,postid-1048,single-format-standard,mega-menu-top-navigation,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Psicológico ou físico: O que pode limitar mais uma pessoa?

As Paralímpiadas do Rio de Janeiro mostraram para o mundo o alto rendimento de atletas que possuem as mais diversas limitações, sejam elas físicas ou intelectuais. Durante os dez dias de competição, 432 recordes foram quebrados, maior número da história dos jogos.

Como exemplo da capacidade destes atletas, há casos como o do argelino Abdellatif Baka, que venceu a prova dos 1500m T3 (para atletas com baixa visão), com um tempo dois segundos mais baixo que o americano Matthew Centrowitz, campeão olímpico na prova. Há também o feito de Daniel Dias, maior medalhista da história dos jogos Paralímpicos, com 24 pódios conquistados – no Rio de Janeiro foram 9 medalhas. Além dos feitos da equipe brasileira de Futebol de 5 (esporte praticados por deficientes visuais), que nunca perdeu um jogo na história do Jogos Paralímpicos, além de outras histórias marcantes.

Essas histórias mostram que, apesar da limitação física, é possível ter uma vida plena e cheia de realizações, ao contrário do que muitos acreditam. Enquanto isso, muitas pessoas fisicamente perfeitas, não conseguem explorar o seu potencial, não atingindo assim, seus objetivos, ficando frustrados e desmotivados. Refletindo sobre esses fatos, me veio o seguinte questionamento:

Qual é a maior dificuldade? A limitação física ou a psicológica?

Na minha visão, a deficiência mais limitante é a psicológica. Uma pessoa limitada psicologicamente tem em suas crenças aspectos que ampliam o lado negativo das coisas, de si e do mundo. Isso a reduz, diminui sua performance, encapsula seu potencial e com isso, não enxerga como alcançar grandes resultados em sua vida.

Entendo que o corpo, mesmo que falte alguma peça, é uma máquina muito poderosa, o que realmente nos limita é a nossa programação – ou seja – nosso psicológico, nossas crenças, o quanto acreditamos o que é possível ou impossível, o quanto nos achamos merecedores ou não, capazes de nos desenvolver ou não, a visão que temos de mundo e de nós mesmos e como enxergamos o que acontece ao nosso redor. Ao ver o lado positivo das coisas, usamos nossa mente e nosso corpo, em um processo contínuo de evolução e superação. Se nosso psicológico é deficiente, nossa mente e corpo, mesmo que perfeitos, não alcançam grandes realizações, pois a mente bloqueia percepções e ações, não nos deixando avançar, gerando repetidas frustrações e conformismo.

E como fazer para conseguir mudar essa programação existente em nosso cérebro? Essa é uma tarefa desafiante, pois as crenças e as experiências passadas são bastante presentes em nossa vida, procurando “proteger” de novos acontecimentos, desta maneira, nos impedindo de ter acesso a quem realmente somos. O ser humano possui um potencial gigantesco, que por muitas vezes, está adormecido dentro de si. E a metodologia TES (Transformação Estrutural Sistêmica) vai ao encontro desse pensamento.

Integrando ferramentas inovadoras, como a PNL, Constelação Sistêmica e outras,  aplicadas no Coaching, as programações psicológicas se alteram rapidamente, desenvolvendo novos repertórios comportamentais sustentados por novas posturas e atitudes. Com essas ações, o “piloto automático” se altera: o que antes era pensamentos e ações limitantes, torna-se qualidade de vida, planejamento eficiente e superação constante.

Por isso, creio que nenhuma limitação física é empecilho quando se tem um psicológico forte. É muito importante dar atenção a sua mente, pois você é capaz de fazer tudo o que deseja, como vimos no caso dos atletas paralímpicos, o que te limita são os softwares (programas internos) e não o hardware (estrutura física), ou seja, programações limitantes ainda em atividade dentro de você.

Você pode muito mais, sempre! É preciso atualizar a programação, apenas isso!

Pare um tempo para reformatar sua mente e experimente um salto fenomenal em seu rendimento e em seus resultados em todas as áreas da vida!

Te aguardo no próximo post. Até mais!



X