Roda da Vida: A ferramenta que vai te ajudar a conquistar seus objetivos
1377
post-template-default,single,single-post,postid-1377,single-format-standard,mega-menu-top-navigation,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Roda da Vida: A ferramenta que vai te ajudar a conquistar seus objetivos

O que, para você, seria a vida plena? O que precisaria acontecer para que você consiga alcançar tudo o que você deseja? Que estratégias você pode tomar para realizar tais ações? Em um primeiro momento, pode ser desafiante responder essas questões, mas aos poucos, os seus desejos tomam forma em sua mente.

Hoje, vou explicar sobre uma técnica muito utilizada durante os processos de Coaching Pessoal e de Vida e que com certeza, vai te auxiliar nas tomadas de estratégias que você precisa para alcançar o ápice de sua felicidade. A Roda da Vida é uma ferramenta simples, mas muito eficaz de avaliação pessoal. Funciona da seguinte forma: você irá dividir um círculo com as áreas de sua vida que você considera mais importantes. Em média, são colocadas entre 6 e 12 áreas, mas você pode colocar quantas áreas que você determina fundamentais para o seu sucesso.

Geralmente, as principais áreas são:

Profissional: Qual é o seu grau de satisfação com o seu trabalho? É o que você deseja fazer? Como é o seu ambiente de trabalho? Qual nível de conhecimento e benefícios ele te traz?, entre outros.

Financeira: Você irá analisar se seus rendimentos são suficientes para você levar uma vida confortável, se você consegue se manter com o que recebe, se nunca sobra dinheiro ao fim do mês, etc.

Saúde: Costuma ficar doente com frequência? Realiza exames periódicos? Você tem uma alimentação saudável, pratica exercícios regularmente?, etc.

Amor: É bem resolvido com sua situação atual? Se dá bem com seu parceiro? Está realizado?, etc.

Família: Qual sua relação com seus familiares? Afetividade? Qual é a frequência de diálogos?, etc

Lazer: Você tem tempo para praticar atividades que você gosta? Você aproveita seu tempo livre com qualidade?, etc.

Espiritualidade: Consegue se conectar com o que você acredita? Seus valores estão alinhados com os preceitos em que você acredita?, etc.

São alguns exemplos de áreas, mas como disse acima, você pode remover e adicionar as áreas que desejar. Após essa divisão, você vai medir, de 0 a 10, o seu nível de satisfação com cada área. Depois dessa avaliação, você poderá mensurar quais são as áreas que mais precisam de atenção, e entre elas, qual se resolvida primeiro lhe dará mais resultados.

A técnica lhe dá um panorama de como está sua vida e ajuda a começar a traçar estratégias para atingir seus objetivos de maneira gradual, pois uma área está vinculada a outra de alguma forma, e melhorando uma, as outras vão melhorando em conjunto.

Criando sub-rodas

Você também pode criar sub-rodas em cada modalidade, se quiser mais especificidade em seu processo. Por exemplo, na área família, você pode dividir em filhos, pais, irmãos, esposo (a), tempo dedicado a família, qualidade do diálogo, etc.

Também pode adaptar para diversos outros ramos, como para uma empresa, por exemplo, fazendo a roda com os setores e sub-rodas com as rotinas destes setores.

A Roda da Vida pode mudar a sua forma de tomar decisões

Em nossos processos de Coaching, a Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para ajudar os clientes a conseguirem os seus objetivos de forma mais rápida e objetiva, que em conjunto com outras ferramentas poderosas, transformam a vida de quem passa pelo processo. Conheça um pouco mais sobre nossa metodologia exclusiva de evoluir pessoas.

Você já utilizou a roda da vida? Conhece alguém que utilizou a ferramenta? Nunca utilizou, mas deseja fazer o teste? Conte pra gente sua experiência nos comentários!



X