a importancia da comunicação

A importância da comunicação clara (E por que quase ninguém sabe fazer isso?)

Outro dia, me deparei com uma pesquisa que achei interessante e que ao mesmo tempo, me deixou preocupado. Segundo dados da Instituição Paulo Montenegro, em conjunto com a ONG Ação Educativa, apenas 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos conseguem se expressar e compreender plenamente.

Esse número é extremamente baixo e mostra uma dificuldade que muitas pessoas têm: Transmitir o que sente e o que pensa com clareza e interpretar as informações que recebe da forma correta.

Quando estava vendo essa pesquisa, lembrei de um grande comunicador e sua famosa frase, que você já deve ter escutado em algum lugar: “Quem não se comunica, se trumbica”. Essa frase, do célebre José Abelardo Barbosa, o Chacrinha, é direta e reta: Quem não consegue se comunicar, sente muito mais dificuldades para alcançar seus objetivos. Ou seja, para ir longe em seus objetivos a importância da comunicação é peça chave nesse processo.

Por que isso acontece com tantas pessoas?

Há diversos motivos que levam uma pessoa a sentir dificuldades de se comunicar claramente. Esses motivos vão de baixa escolaridade à questões emocionais.

Provavelmente, você já conheceu alguém que não teve acesso aos estudos e se comunica perfeitamente e alguém que é pós-graduado e não consegue ser claro. Isso geralmente acontece por causa de experiências e eventos que passaram durante a vida.

Imagine uma pessoa que, na infância, era muito reprimida por seus pais quando tentava falar algo em público. Essa criança provavelmente desenvolverá a crença que falar em público é errado e se tornará um adulto que prefere não expor suas opiniões.

Porém, há diversas situações em que é necessário falar em público, como apresentações de trabalhos escolares e reuniões, por exemplo. E quem não consegue se comunicar bem, terá desvantagens contra quem faz isso de forma clara e eficaz.

Tente buscar em sua memória: Provavelmente você já viu casos de pessoas que realizam seu trabalho de maneira impecável não serem reconhecidas, enquanto outros que não possui tantas qualidades, serem promovidos por mostrarem o seu trabalho através da exposição de seus feitos, relações interpessoais qualificadas etc.

Essa situação hipotética acima acontece com muita frequência em diversas áreas da vida, mais do que você imagina. E de alguma forma, podem ter acontecido, ou estar acontecendo com você.

A importância da comunicação clara: O atalho para o sucesso

Comunicar-se bem não se resume a ter um vocabulário refinado para usar quando bem entender.  Além de falar e escrever bem, é fundamental organizar bem as ideias, identificar qual é a melhor forma de se comunicar para cada tipo de pessoa.

É muito importante saber como se comunicar com cada tipo de pessoa. Afinal, o processo comunicativo envolve no mínimo duas pessoas. Se expressar bem não adianta nada se o seu receptor não entender o que você está falando.

Barack Obama, por exemplo, é um grande comunicador. Mas se ele estiver conversando com uma pessoa que não saiba inglês, ele precisará fazer algo para que seu receptor entenda, como fazer uso da linguagem corporal, por exemplo.

Por isso, é muito importante compreender se a pessoa entende melhor quando você fala de forma mais simples, mais tecnicamente, se comunica por escrito, por imagens… Enfim, para a comunicação ser um sucesso, o emissor tem que ser direto e claro e o receptor entender a mensagem que está sendo passada. E esse processo de identificar qual a melhor maneira de se comunicar é a chave do sucesso.

Escutar é mais importante do que falar!

Tem um ditado que diz o seguinte: “Você tem dois ouvidos e uma boca para escutar mais e falar menos”. E essa frase para o processo e a importância da comunicação, não deixa de ser verdadeira.

Quem sabe escutar cria sintonia e empatia com as outras partes envolvidas na comunicação. Com isso, fica mais fácil identificar o que a pessoa deseja, quais são suas dúvidas, expectativas, medos, anseios, entre outros sentimentos. A partir do momento em que você tem essas informações preciosas em mãos, a comunicação tende a ser muito mais eficiente e com resultados positivos para ambas as partes.

O que fazer para me comunicar melhor?

Crie uma situação agradável para se comunicar com alguém. Converse sobre algo que interesse as duas partes e respeite a opinião alheia. Envolva-se e viva essa conversa. Um estudo da Universidade de Harvard apontou que 60% das demissões nos Estados Unidos são por problemas de relacionamento entre os colaboradores.

Que tal agregar em seu repertório umas dicas de como se comunicar melhor?

  • Invista na leitura. Além de ajudar em seu conhecimento sobre diversos assuntos, a leitura enriquece sua interpretação, vocabulário e gramática.
  • Procure escrever corretamente, mesmo em conversas informais. Desta maneira, quando precisar usar a gramática corretamente em situações formais, você estará preparado.
  • Analise sua postura corporal. Evite conversar com as pessoas olhando para baixo, com os braços cruzados, com expressões que podem sinalizar tédio – por mais que você esteja interessado. Às vezes, o corpo fala mais que as palavras.
  • Ajuste o tom da sua voz para as situações em que você precisa se comunicar. Se você precisa falar em público, o tom da sua voz precisa ser mais firme e alto, para que todos possam compreender. Numa conversa mais informal, o tom da sua voz pode ser mais suave e baixo. Perceba o ambiente que você está e adeque o seu tom de voz.
  • Sorria! Como disse em um dos tópicos, o corpo fala! O sorriso mostra que você está aberto e interessado na conversa. Geralmente quando sorrimos, a pessoa sorri de volta. Isso torna a conversa muito mais agradável e compreensível para os dois lados.

E você, consegue transmitir suas opiniões e pensamentos com clareza? 

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