Pessoa feliz com a vida

A PNL e sua importância para identidade, crenças e espiritual do ser humano

A PNL, como você sabe, é um instrumento fantástico para o autodesenvolvimento e para o alcance de resultados altamente positivos em um curto espaço de tempo. Com algumas simples técnicas, é possível desenvolver mais flexibilidade, criatividade, melhorar a comunicação e os relacionamentos.

Mas a Programação Neurolinguística vai muito além disso. É possível gerar mudanças significativas em aspectos muito mais profundos de nossa personalidade, que parecem enraizados em nossa existência, como valores de identidade, sistemas de crenças e até mesmo o nível espiritual.

Esses valores são essenciais para o ser humano. E é possível ressignificar aspectos destes pontos para desenvolver ainda mais plenitude e possibilidades para resolver questões complexas, e também para que você tenha um grande repertório para alcançar os seus maiores sonhos.

Vamos começar falando sobre identidade

Seu nível de identidade nada mais é do que o que você pensa em si como pessoa, e usa afirmações iniciadas com “eu sou”. Por exemplo: “Eu sou próspero”. Ao fazer essa afirmação, é identificado o papel que você personifica ao realizar alguma coisa.

A nossa identidade gera mais impacto e é poderosa para nossos resultados do que as crenças que temos sobre capacidade ou mundo exterior, por exemplo.

Afirmações como: “Eu sou bonito”, “Eu sou inteligente”, “Eu sou feio” ou “Eu sou burro”, são muito fortes. Elas produzem diversas crenças, que consequentemente geram comportamentos e atitudes durante nossa vida.

O papel da PNL neste conceito de identidade é muito importante. Ela permite que você obtenha mudanças profundas com uma intervenção pontual. Quando conseguimos identificar a crença de identidade, é gerado um impacto de mudança poderoso e isso pode ser feito em si ou em outras pessoas em um curto espaço de tempo.

Crenças: Nosso princípio de realidade

As crenças são sentidos e significados que damos a tudo e a todos. É o nosso princípio de realidade, o que é certo ou errado. Resumidamente, é o que acreditamos sobre tudo.

Elas são criadas através de experiências diretas ou indiretas que tenham sido significativas. Podem ser absorvidas através da cultura ou com a convivência com outras pessoas. Também são criadas a partir da observação de mundo, do que acontece com as outras pessoas.  Quando uma crença é instalada, você começa a enxergar o mundo a partir de seu prisma.

Costumamos falar que as crenças funcionam como filtros da realidade: Você enxerga ou ouve algo com os olhos e ouvidos dessa crenças. Com isso, a mente filtra a realidade através dos mecanismos de generalização, eliminação e distorção que elas proporcionam.

Por exemplo: Uma pessoa acredita que o brasileiro é mal educado. Ela só conseguirá enxergar atos de má educação e gestos ofensivos. Em momentos que as pessoas estão sendo bem educadas, gentis e cordiais, ela não irá prestar atenção nesses atos, pois a crença filtra essa realidade.

Como técnicas de PNL podem mudar esse cenário

Ter o domínio de técnicas para alterar crenças limitantes significa poder mudar a realidade como um todo e alcançar plenamente a felicidade, conseguir se amar, realizar-se, quando antes não era possível. E a Programação Neurolinguística oferece diversas técnicas para mudar as programações humanas e potencializar a capacidade de se conseguir o que desejar, em qualquer área da vida.

Como as crenças são conectadas com nossa identidade e espiritualidade, é fundamental nos aprofundarmos também na questão espiritual.

 

 

O nível espiritual

Na PNL, o nível espiritual é o que nos conecta aos grupos que fazemos parte, como família, amigos, trabalho, etc. É a conexão com algo maior que nós ou com as entidades espirituais em que cada um acredita.

O nosso espiritual é o propósito maior que sustenta a identidade e que gera crenças e comportamentos.

Saber intervir com eficiência no nível espiritual é dominar técnicas para resolver, potencializar e conectar relacionamentos de forma rápida e concreta. É um grande diferencial para obter grandes realizações em qualquer área em que se deseja.

Com as técnicas, é possível solucionar qualquer desafio, de maneira muito pontual e precisa.

E você, percebe como a Programação Neurolinguística consegue agir de maneira profunda nesses assuntos tão sensíveis e fundamentais para a nossa existência?

Conte pra gente nos comentários!



X