Seus relacionamentos podem te levar ao sucesso ou arruinar a sua vida

Os relacionamentos interpessoais fazem parte da rotina de toda e qualquer pessoa. Independemente se você tem uma família grande e trabalhe em uma multinacional, ou viva sozinho e trabalhe por conta, em vários momentos do dia você terá que se relacionar. É basicamente uma questão de sobrevivência.

Seja no trabalho, na vida amorosa, em nossa família ou em nosso círculo de amigos, precisamos das outras pessoas para sobreviver em sociedade e muito do que construímos durante nossa vida é por conta das relações que desenvolvemos.

Com essa rotina atribulada da filosofia do “tudo pra ontem”, está cada vez mais desafiante estreitar laços, seja por conta do tempo, ou por conta do estresse. E o resultado disso são pessoas cadas vez mais infelizes e improdutivas.

Estamos levando nossos relacionamentos na mesma velocidade que consumimos as informações, no compasso de bater o olho e já saber do que se trata. Mas será que é assim que as coisas funcionam na mente humana?

Poderíamos aqui falar de superficialidade e o quanto essa correria diária contribui pra isso, mas o enfoque desse artigo é outro, demonstrar o quanto podemos nos beneficiar ou não dos nossos relacionamentos.

 

Tipos de Relacionamentos

O primeiro passo para compreender o impacto que esses relacionamentos nos geram é entender quais são os tipos de relações e em quais contextos elas costumam ser aplicadas.

Unilaterais: são os relacionamentos onde somente uma das partes ganha, o que tende a gerar desconfortos, brigas e rompimentos.

Sabe aquele chefe que só quer os bônus da relação e deixa os ônus todos para você, ou então o seu cônjuge que toma todas as decisões por conta própria e não considera as suas vontades? Estes são claros exemplos de relações unilaterais. Totalmente destrutivas.

Bilaterais: são os relacionamentos onde existe ganha-ganha, mesmo que cada um à sua forma. São relações que tendem a durar, uma vez que funcionam de forma harmoniosa e construtiva.

Você com certeza deve lembrar daquela amizade de infância, que fazia de tudo para ver a sua felicidade, ou de seus irmãos pelos quais você daria a vida e vice-versa.

Esses são casos em que a reciprocidade impera sem dificuldades.

Isso me leva a te perguntar: será que você está cultivando mais relacionamentos bilaterais ou unilaterais?

 

Relações interpessoais no mundo corporativo

De todos os tipos de relacionamentos, os profissionais são os mais delicados. Isso se deve ao fato de não podermos escolher quem serão nossos colegas, superiores, equipe e clientes. Cultivar relações saudáveis é muito importante para a construção da carreira, já que problemas de relacionamento interferem na produtividade, na qualidade de vida e na motivação.

Você com certeza já ouviu algumas pessoas falarem da importância de um bom networking para o sucesso profissional.

Já reparou que muitas vezes aqueles que constroem vínculos positivos atingem mais rápido o sucesso profissional do que quem não se dedica a isso?

E da mesma forma, esse tipo de relacionamento não se constrói de forma unilateral. Por isso, se você estiver em meio a uma relação desse tipo, tome cuidado. Você pode estar sendo vítima de um vínculo abusivo, ou pode estar conduzindo um. Seja de um lado ou de outro, isso não lhe trará benefícios a longo prazo.


Cada ser humano é único e deve ser considerado como tal

Isso é parte essencial da construção de um bom relacionamento.

Um ser humano é um conjunto de histórias, crenças e emoções, que juntos criam sua individualidade, por isso é impossível tratar todos da mesma forma e ainda esperar por sucesso.

Isso faz com que duas pessoas que leram exatamente o mesmo livro, interpretem uma mesma personagem de forma diferente. Essa construção de significados acontece diariamente em nossas vidas, durante uma reunião com a equipe, uma conversa com um cliente, um bate papo com o cônjuge no fim do dia, na roda de amigos e em tudo que está em nossa volta.


Você fala A e fulano entende B?

Outro aspecto importante nos relacionamentos é a forma com que cada um se comunica. Cada indivíduo recebe as informações do mundo de forma diferente e, por consequência, uma informação que pode parecer óbvia para uma pessoa, para outra é extremamente complexa de se entender.

Quantas vezes falamos algo, mas por talvez não termos sido claros o bastante ou por uma interpretação equivocada, tudo o que foi dito acaba tendo outro significado?

Quantas vezes você tentou vender para um cliente e ele comprou do seu concorrente um produto inferior e ainda pagou mais caro?

Quantas vezes você entrou em conflito com seu cônjuge porque não compreendeu o que ele disse?

Isso tudo se deve ao fato de não sermos ensinados desde crianças a nos comunicar claramente e a lidar com tipos diferentes de interpretação.

É fundamental compreender que nem sempre A quer dizer A para todas as pessoas, para que se consiga transmitir as informações de forma clara, respeitando a visão de mundo e a capacidade de assimilação de cada um.

 

A importância do autoconhecimento para os bons relacionamentos

Nos relacionamos com terceiros da mesma forma com que nos relacionamos com nós mesmos. Se você tem dificuldades de se aceitar, perdoar, reconhecer seus talentos e suas fraquezas, certamente terá dificuldades com as pessoas que convivem com você. Por isso, o autoconhecimento é um dos fatores cruciais para se ter bons relacionamentos interpessoais.

 

Consegue perceber o peso dos relacionamentos em sua vida?

Lendo este artigo, você deve ter percebido o peso que os relacionamentos têm em nossas vidas, e talvez tenha se identificado problemas de comunicação ou empatia em si mesmo ou em pessoas com as quais convive. E cada vez mais, é importantíssimo que rompamos essas barreiras para vivermos de forma mais feliz e bem sucedida.

Afinal, quem não dá a importância necessária para os relacionamentos está fadado à estagnação.


O que eu devo fazer para melhorar meus relacionamentos e, consequentemente, ter sucesso na vida?

Sua mente é sábia e você deve ter relembrado de situações em que os relacionamentos foram mandatórios para o alcance de algum tipo de resultado, seja ele profissional ou pessoal.

Precisamos dedicar uma atenção especial para como lidamos com as pessoas, pois esta é uma peça chave para o nosso sucesso na vida.

Que tal melhorar sua comunicação, seus relacionamentos e seus resultados?

Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuitamente a um e-book que criamos para te ajudar a alcançar os seus objetivos



X